Sem Desculpas

“Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.”(Romanos 3:19)

A Bíblia nos conta a história de um homem que chegou a Jesus e disse: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Marcos 10:17). Jesus respondeu: “Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’” (Marcos 10:19).

“[…] a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência”, o homem respondeu. A Bíblia nos diz que Jesus amou esse homem (versos 20 e 21). Fico pensando se por acaso Jesus não riu um pouco por dentro. Esse homem era arrogante. Conhecido por ser rico, ele estava em uma posição de autoridade, mas era jovem.

Jesus citou a lei não para perdoar o homem simplesmente, mas para mostrar a ele a verdade. Se ele tivesse sido honesto com Jesus, teria dito: “Senhor, tenho tentado cumprir esses mandamentos, mas eu falho… é por isso que estou buscando a Ti”. Mas ele não disse isso.

Ele falhou ao reconhecer que os mandamentos não foram dados para que nós os cumpríssemos e fôssemos perdoados; eles foram dados para nos mostrar como não temos a capacidade de cumpri-los. Romanos 3:19 diz: “Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.”

A Lei é como um espelho moral. Ela cala nossas bocas e abre nossos olhos. Ela condena, mas não converte. Ela desafia, mas não gera mudança. Ela aponta o dedo, mas não dá esperança. E ela nos leva a Jesus, que tem as respostas para o que estamos procurando.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.