PENSE Antes de Falar

“Os lábios do justo sabem o que é próprio, mas a boca dos ímpios só conhece a perversidade.” (Provérbios 10:32)

Nenhum texto alternativo automático disponível.

J. Vernon McGee costumava dizer: “A única prática de alguns cristãos é desdenhar de outros e tirar conclusões precipitadas.”

Calúnias e fofocas são pecados que, infelizmente, são muito comuns entre cristãos. Quantas vezes já se espalharam boatos baseados em informações que simplesmente não são verdadeiras, pois a pessoa não se dá o trabalho de entender melhor a situação? A Bíblia diz: “Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha.” (Provérbios 18:13)

Fofoca e difamação são muito mais fáceis de evitar antes que aconteçam, não é mesmo? Alguma vez alguém já fofocou a seu respeito? Disse algo sobre você que simplesmente não era verdade?

Provérbios 18:8 diz: “As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem até o íntimo do homem.” A fofoca é assim. “Você tá sabendo?”, alguém poderia dizer. Então começamos com aquela repugnante distorção dos fatos. Podemos simplesmente passar isso adiante, mas no final é como uma ferida. Machuca outras pessoas, e pode nos machucar também.

Então, quando ouvirmos boatos ou calúnias, o que devemos fazer? Eis aqui uma palavra que precisamos lembrar: PENSAR. É verdade? Se não for, então não passe para frente. Vai ajudar em alguma coisa? É necessário? É gentil? É construtivo?

Você pode pensar: “Bem… se eu aplicasse esse princípio o tempo todo, haveria um monte de coisas que eu não diria”. Então não as diga. Será melhor assim. E muitos outros poderão agir da mesma forma.