A Palavra de Deus Para a Atualidade

“Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.”(Colossenses 3:20)
É interessante notar que antes de falar qualquer palavra nos Dez Mandamentos sobre como tratar os outros, Deus começa com a família. Não acho que haja qualquer coisa que possa trazer mais prazer do que as nossas famílias, mas ao mesmo tempo poucas coisas podem nos causar tanta dor. Filhos têm problemas com pais. Pais têm problemas com filhos. Às vezes, as pessoas dizem: “Bem, eu venho de uma família problemática.” Bem-vindo à humanidade. Quem não vem de uma família problemática?
No entanto, nossa própria existência como sociedade depende do sucesso da família. Costuma-se dizer que uma família pode sobreviver sem uma nação, mas uma nação não pode sobreviver sem a família. E essa família tem sido constantemente atacada na atualidade. Na verdade, a Bíblia nos diz que um dos sinais dos últimos tempos será um colapso na família e, em particular, um desrespeito para com os pais: “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios…” (2 Timóteo 3:1-2).
Então aqui está a Palavra de Deus para as diferentes culturas. Aqui está a palavra de Deus para a nossa sociedade. Aqui está a palavra de Deus para nós: “Honra teu pai e tua mãe […]” (Êxodo 20:12). A palavra hebraica para “honra” significa ser pesado ou dar peso. Em outras palavras, é algo pesado ser um pai. Há muita responsabilidade no fato de ser um pai ou uma mãe.
Então, sejam nossos pais cristãos ou não, a Bíblia nos diz que devemos honrá-los. Devemos dar-lhes o reconhecimento que merecem por sua autoridade dada por Deus. Devemos respeitá-los, estimá-los e valorizá-los como presentes de Deus.

Leave a Reply

Your email address will not be published.